capa roteiro hqs e mangás2
Dicas

Roteiro de Quadrinhos e Mangás

Este Artigo vai ser focando em explicar como escrever um bom roteiro para história em quadrinhos e mangás, e isso serve para qualquer tipo de HQ, pode ser um estilo americano, mangá, o que você preferir.

Aqui neste blog eu falo muito sobre a criação de histórias para livros. E em alguns pontos as histórias em quadrinhos tem semelhanças, mas tem algumas particularidades que vou apontar ao longo deste artigo.

Por exemplo é que em livros você tem uma ideia do que vai acontecer no capítulo e vai escrevendo e as coisas vão acontecendo.

Já nos quadrinhos é um pouco diferente. Cada página precisa ser pensada separadamente porque você precisa conduzir a leitura, o leitor precisa ler os quadros na ordem certa para ter o impacto que você deseja, deixar um gancho no final de cada página.

Então é um raciocínio diferente.

E como fazer essa condução e esse gancho eu vou falar ao longo do vídeo.

Para fazer um roteiro de Quadrinhos preciso saber desenhar?

Não precisa saber desenhar, basta se unir com alguém que saiba. Mas é sempre bom ter uma noção, vai ajudar na hora de criar as cenas.

No final deste artigo vou passar um guia prático para aprender a desenhar sozinho, basicamente um roteiro de estudo para quem quer aprender a desenhar e também para quem já tem uma boa noção de desenho e quer evoluir.

Estilo

A primeira coisa que você precisa definir é o estilo da sua história.

E isso inclui se vai ser um estilo mais europeu, ou mangá, ou turma da mônica. Ou qualquer outro estilo. Algo mais original, conceitual.

A estética é importante para as histórias em quadrinhos. Elas fazem parte da narrativa. Então defina se vai ser preto e branco, colorido, se for colorido, defina a paleta de cores. Que tipo de história vai ser. Se for algo mais dramático você pode usar tons mais frios, escuros, se for algo mais chocante, pode usar um vermelho em cenas mais marcantes com contraste de preto.

E se preferir preto e branco porque é muito mais fácil e prático, além de ficar muito mais barato para publicar, também precisa definir o estilo de arte, sombreamento. Se as sombras vão ser mais densas.

Ou pode ser uma história com um tom mais positivo, com cores mais vivas, ou poucas hachuras.

Precisa definir se o estilo dos personagens vão ser mais simples ou mais complexos.

Leve o tempo que precisar para definir isso. Pegue referências, faça testes.

Mas defina o estilo que vai usar na HQ.

Tema central

Depois você precisa definir o tema central.

Sobre o que é sua história?

Aqui já incluo o gênero da história.

É importante definir o assunto principal da sua história e não fugir muito dele. Mesmo que tenha muitos núcleos, o tema central precisa ser o foco.

Personagens

Não vou me alongar muito para falar sobre personagens. Aqui no blog tem um artigo bem completo sobre criação de personagens interessantes. E serve para qualquer mídia. Então não vou me alongar aqui.

Só reforço que bons personagens fazem toda a diferença na história. São fundamentais na condução do roteiro. Faz o leitor se envolver mais na trama. Então capriche na criação dos personagens. Não precisam ser muitos, eles precisam ser interessantes. E isso vale para os vilões e antagonistas também.

O que posso dizer que é algo mais específico de quadrinhos é sobre a criação do estilo dos personagens

Eles precisam ser diferentes uns dos outros. Se possível diferenciados de qualquer outro personagem conhecido. Mas não precisa exagerar, deixar caricato, só se fizer sentido dentro do que você quer fazer. Que é o caso de One Piece, que os personagens são bem caricatos, mas faz sentido na história. É o padrão que o autor escolheu e funciona bem para o que a história se propõe.

Então faça essa construção não apenas da personalidade dos personagens, mas também de sua aparência. E faça isso de preferência antes de começar a desenhar a HQ de fato. Desenhe o personagens em várias posições diferentes. Entenda o personagem e isso vai ajudar bastante na hora de desenhar ele em cenas de ação por exemplo.

Estrutura Narrativa

Aqui é como você vai contar sua história. É a condução da trama.

Existem vários tipos de estruturas narrativas. Nos mangás usam muito o kishotenketsu.

Tem a jornada do herói e a estrutura dos 3 atos também. Entre outras.

Essas estruturas narrativas vão te ajudar a conduzir a trama. Vai ajudar a manter um ritmo interessante. Vai ajudar a desenvolver a história. Por exemplo a organizar os pontos de virada, o clímax.

É perfeitamente possível você criar uma HQ sem pensar em uma estrutura específica, e dar certo. Porque muitas vezes elas já estão impregnadas em nós por causa do grande número de histórias que já vimos e lemos. Às vezes a estrutura sai naturalmente, mas é sempre bom fazer de forma consciente para garantir que vai ter um melhor resultado.

Agora vamos para os pontos mais específicos dos quadrinhos.

Enquadramento

E vamos começar pelo enquadramento.

Você roteirista, ou desenhista que quer melhorar seus roteiros. Uma história em quadrinhos cheias de quadros estáticos e repetitivos dificilmente vai ficar interessante. Talvez funcione melhor em histórias mais curtas ou mais estilizadas. Mas o autor precisa saber muito bem o que está fazendo.

Então tente variar o ângulo de observação da cena, o tamanho dos quadros, a organização desses quadros na página.

E uma forma de aprender a variar esses enquadramentos é ler e observar suas histórias em quadrinhos preferidas. Os grandes autores vão te ajudar muito a ter ideias de como enquadrar melhor as cenas. Principalmente as cenas que merecem mais destaque.

Tente sempre variar a organização dos quadros nas páginas.

Cada estilo tem um certo padrão de número de quadros por página, mas você é livre para definir o que preferir, ou o que for necessário.

Só não encha com muitos quadros com muitos detalhes. O leitor não vai conseguir ver direito.

E o número de quadros vai impactar no ritmo da história. Junto com os diálogos, mas sobre os diálogos vamos falar daqui a pouco.

Se você colocar poucos quadros o leitor vai passar o olho muito rápido e em alguns momentos vai ser o necessário, então equilibre bem isso.

Uma parte com mais diálogos pode ter mais quadros, para aproveitar os closes.

Ou planos explorando detalhes.

Quando fizer o roteiro faça um storyboard de cada página já com os enquadramentos e a organização dos quadros, e os esboços de como serão os desenhos.

Caso não seja você que vai desenhar pode escrever observações sobre a página e é bom deixar definido os diálogos, mesmo se for para você mesmo. Vai ajudar bastante a lembrar do que precisa acontecer. Porque é muito fácil esquecer de detalhes.

Condução da Leitura

E dentro de enquadramento temos a condução essa leitura.

Como disse no início, você precisa conduzir os olhos do leitor.

Existem técnicas um pouco mais avançadas como fazer algo na cena anterior apontando para o próximo quadro.

Por exemplo: se o personagem está correndo para uma direção, enquadre de uma forma que essa direção seja o próximo quadro. E isso vai fazer o leitor naturalmente seguir a leitura para o próximo quadro.

E isso pode ser feito através de alguém apontando, ou usando formas no cenário para isso. Pode usar a criatividade. Mas são recursos avançados. Não é apenas isso que vai fazer o leitor seguir a ordem certa de leitura, e se ele não seguir tudo bem.

Mas essas coisas vão ajudar o leitor a seguir na leitura mais imerso.

E para isso obviamente precisa se interessar pela trama e com o que está acontecendo.

Por isso digo que são recursos avançados. O principal motivo do leitor seguir na leitura será o interesse pela história. E todo o resto vai ajudar nisso.

Aqui um exemplo disso:

Olha para onde a gravata está apontando. É o início do próximo quadro, na esquerda. E o leitor vai acompanhar a cena da esquerda até a direita e seria ainda melhor se a continuação da cena na próxima página ser na direita.

E aqui também podemos usar como exemplo para o próximo assunto que são os ganchos em cada página.

Ganchos

Veja que a cena vai continuar e o leitor não sabe o que vai acontecer. Não é um gancho impactante, mas é algo que vai dando motivos para o leitor seguir na leitura.

Em cada página o leitor precisa ter motivos para continuar virando as páginas, e quanto melhor você fizer mais ele não vai querer parar de ler.

Então deixe cenas inacabadas como essa aqui.

Não tem como saber o que vai acontecer em seguida. O leitor precisas virar a página para entender.

Igual esse exemplo aqui:

Como vai continuar a sequência de golpes? E assim você vai prendendo o leitor na narrativa.

Veja que não precisa ser algo impactante sempre. Pode ser o meio de um combo de ataques, uma pergunta intrigante em um diálogo.

E cada página precisa funcionar de forma independente.

O gancho não pode interromper o raciocínio. Ele precisa instigar o leitor.

Você não para uma frase na vírgula, você para no ponto.

Então cada página precisa ter um raciocínio como uma frase completa, mas não é um ponto final. Vai continuar, mas na próxima página.

Deu para entender a analogia?

Então não corte com essa virada de página no meio do diálogo, sem fechar um raciocínio.

Aqui está um exemplo:

O diálogo fecha. Tem um gancho para ver a repercussão do que fizeram e a continuação da cena de um modo geral. Quanto mais interessantes forem os acontecimentos, mais fácil será fazer esse gancho.

E se sua história em quadrinhos tiver vários capítulos é sempre bom deixar um gancho maior no final de cada capítulo. Igual em séries. O leitor precisa ficar doido para ler a continuação.

Diálogos

Não recomendo deixar os diálogos fluir, como seria o recomendado em livros.

Nos quadrinhos você precisa organizar cada página e os balões de diálogos ocupam boa parte dela. Você precisa saber o tamanho de cada fala, onde será posicionada, até mesmo antes de desenhar para você saber o espaço que tem para o desenho.

As falas precisam ser naturais, e evitar monólogos intermináveis.

Dependendo do estilo que escolheu os diálogos podem ser organizados de forma diferente.

Os diálogos nos quadrinhos americanos costumam ocupar mais espaço e muitas vezes são vários em um único quadro.

Já nos mangás, eles costumam separar mais os diálogos dando destaque as expressões de quem está falando.

E tem quadrinhos que tem pouquíssimos diálogos ou nenhum. E isso vai impactar diretamente em como você vai organizar e conta sua história.

Por isso recomendo planejar os diálogos na fase de roteiro, antes de começar a desenhar a história.

E também atente-se que cada personagem tem uma maneira diferente de falar. Pode usar palavras mais formais, ou mais gírias, usar palavras técnicas de uma determinada profissão.

Mantenha as características de cada personagens nos diálogos. Vai ajudar no desenvolvimento dele e deixar a interações entre os personagens mais interessantes.

Respeite a personalidade de cada personagem e isso vai ajudar muito no desenvolvimento da trama.

Cenas de Ação

E uma outra coisa que é importante dar destaque são as cenas de ação.

No roteiro tente já definir como será a cena de ação. Por exemplo: o soco vai vir de onde? De qual ângulo. E quem vai receber esse soco? Vai estar na cena? Ou vai ser um quadro para a aproximação do soco e no outro quadro a continuação?

Pensa nessas coisas para ajudar a definir cada página.

Use a perspectiva. Use as linhas de movimento, os efeitos de impacto. E evite movimentos repetidos. Caso repita um movimento, pelo menos mude o ângulo.

E aqui cabe falar de ritmo também. Quanto mais quadros você separar para determinado movimento é como se demorasse mais tempo. É bom para dar um destaque a determinada cena. Uma esquiva, um último golpe, ou algo mais dramático.

Mas se for algo mais básico, uma troca de golpes, talvez faça mais sentido ser mais objetivo usar menos quadros para retratar a cena de ação.

Cenários

Use o cenário na narrativa. Uma boa ambientação faz muita diferença em uma história. Uma cena panorâmica no início de capítulo pode ajudar a situar de onde vai se passar a trama.

Use em cenas mais dramáticas. Aproveite elementos de fotografia. Tudo aquilo que tem no cinema pode ser aproveitado aqui. Um quadro mais aberto para retratar uma solidão, ou encantar como uma bela paisagem.

Dar destaque para uma cidade, para deixar o leitor mais imerso na história.

Os cenários podem ser usados de várias formas para agregar a narrativa. Então evite ficar usando apenas os personagens com um fundo branco.

E claro que não precisa ter um mega cenário e todos os quadros. Mas às vezes coloque uma cena ou outra com cenários mais caprichados também para quebrar o ritmo da narrativa, deixar menos monótono, de apenas rostos e meio perfil em diálogos.

Emoção

E como último elemento, que acredito que seja o fundamental, temos a emoção.

Independente de que tipo de história seja, sempre busque fazer o leitor sentir algo. Pode ser algo positivo em uma história de romance ou comédia, tristeza em uma história de drama, medo ou desconforto em uma história de terror.

E como fazer isso?

Aqui é fundamental ter bons personagens. Faça os personagens sentirem, não fale os que eles estão sentindo, mostre por expressões ou outros recursos na narrativa. Coloque eles em situações que provoquem o tipo de emoção que quer transmitir. Faça o leitor se importar com os personagens e provavelmente ele vai sentir a mesma coisa que os personagens estão sentindo.

É algo difícil de se fazer, mas busque isso. Sua história vai ganhar um brilho especial. O leitor vai pensar na história, querer se manter nela por mais tempo, mesmo depois de terminar a leitura.

Então faça o leitor sentir algo.

Você quer melhorar seus desenhos?

Caso você queira aprender a desenhar ou aprimorar seus desenhos eu tenho uma recomendação para você.

Claro que é possível aprender a desenhar sozinho, sem precisar fazer um curso, mas o curso vai acelerar seu aprendizado. Mesma coisa para aprender a tocar violão, aprender um idioma novo.

Dá para aprender sozinho sim, só que provavelmente vai demorar mais tempo. Então caso queira acelerar seus estudos eu recomendo um método de estudos muito eficiente. Você tem 7 dias de garantia para caso não goste e o reembolso é sem complicação.

método fanart

Por isso estou recomendando o método fanart, mesmo que não queira desenhar animes, as técnicas serão úteis para qualquer estilo. O preço está bem acessível, pode parcelar em várias vezes.

E o que espero é que realmente te ajude a aprender a desenhar.

Clique aqui para saber mais detalhes.

Guilherme Orbe

Desenhista, escritor e sonhador. Comecei a criar histórias na infância e nunca mais parei. No começo me dediquei as histórias em quadrinhos, onde desenvolvi minhas habilidades de desenho. Hoje me dedico a literatura, e transformo minhas histórias em livros. Criar histórias é meu passatempo favorito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *