A EMOÇÃO
Dicas

A EMOÇÃO

Neste post vamos falar sobre um elemento fundamental de qualquer boa história: a emoção.

O elemento mais importante da sua história

A EMOÇÃO

É fácil de entender o motivo de ser tão importante, mas talvez você nunca tenha refletido sobre isso e pretendo trazer algumas reflexões sobre o assunto aqui. Também pretendo apresentar algumas dicas de como deixar sua história com mais emoção.

Pense na sua história preferida, naquele momento que você mais gosta do filme ou livro. Você saberia dizer o que faz você gostar tanto de uma determinada cena? Os motivos podem variar, mas você sente algo. Muitas vezes você se arrepia vendo uma determinada cena.

Há pessoas que sentem uma emoção mais profunda em cenas de heroísmo, o sacrifício do guerreiro ou no beijo apaixonado do seu casal preferido ou em cenas mais tristes de solidão. Mas as cenas que mais vão chamar sua atenção são aquelas que te fazem sentir algo.

Uma história que não faz você se importar com os personagens, que não faz você pular da cadeira, arregalar os olhos ou até mesmo chorar, geralmente vai ser uma história que você pode achar interessante, mas dificilmente vai estar na sua lista de preferidas.

As emoções

As emoções que você sente ao virar as páginas de um livro, a curiosidade de saber o que vai acontecer em seguida, isso que prende o leitor em uma história.

Você pode ter uma escrita incrível, fazer um roteiro tecnicamente impecável, mas sem um toque de emoção não vai ser impactante. Você precisa fazer o leitor sentir algo quando ler sua história. E é possível fazer isso de várias formas porque existem vários tipos de emoções.

As emoções negativas também são impactantes.

Muitas pessoas gostam de finais trágicos, gostam de chorar lendo um livro. As pessoas buscam sentir algo em uma história, algo que os conectam, mesmo que não saibam o porquê de estarem sentindo algo. E essa emoção que vai fazer a história se tornar única para o leitor.

Analise o que te faz gostar de uma história e tente lembrar das cenas que mais te marcaram. O que você sentiu?

Lembre-se: as pessoas gostam de sentir emoções. As histórias são ótimas fontes dessas emoções. E a sua também precisa ter, para não ser apenas mais uma. Tente emocionar o seu leitor, deixá-lo surpreso, chorar com a morte de um personagem.

Mas aí você me pergunta. E como faço isso?

Vamos para algumas dicas práticas para fazer o leitor se emocionar mais ou pelo menos aumentar as chances disso acontecer.

1º Construir bons personagens

Uma dica fundamental e é a base de todas as outras. Se o leitor não se importar com o personagem ele não vai se importar com qualquer coisa que aconteça com ele. O leitor ficará indiferente a história.

Por isso é fundamental criar personagens mais humanizados. Porque pessoas se identificam com pessoas que pareçam reais nas histórias. Mesmo que sejam animais ou alienígenas ou qualquer outra coisa. Eles precisam ser humanizados para facilitar a identificação.

É necessário você desenvolvê-lo bem ao longo da história. Mostrar suas intenções, desejos mais ocultos, suas fraquezas e qualidades, suas vitórias e derrotas, seus objetivos. Características que pessoas têm em comum, assim você tem chances de gerar essa conexão. E gerando a conexão o leitor sentirá as emoções que o personagem está sentindo ou algo bem próximo disso. Ele sentirá angústia quando o personagem estiver passando por uma situação angustiante e por aí vai.

Claro que não é fácil de fazer, mas é sempre bom buscar chegar nesse ponto, a história só vai ganhar com isso.

2º Emoções contrastantes

Esse é um conceito que gosto de dizer. O que isso significa?

É uma mudança na trama, uma quebra de emoção. Após um bom momento de felicidade acontece algo bem ruim. Esse contraste vai deixar o leitor surpreso, impactado pela mudança.

Grandes escritores usam essas ondulações de emoções para prender o leitor na sua história. As coisas nunca ficam sempre bem ou sempre ruim.

A variação de emoções vai deixar o leitor imerso na trama querendo saber o que vai acontecer, até porque essas ondulações costumam deixar a história mais imprevisível.

O leitor pode até imaginar se vai terminar bem ou não, mas fica difícil saber o que vai acontecer na próxima página. Não tem como ele saber que um jantar em família que começa muito feliz irá acabar em uma tragédia terrível.

Se o autor conseguir manter os picos de emoções de forma convincente os acontecimentos ficarão mais interessantes.

O jantar que inicia feliz, precisa ser de fato feliz. Precisa ter momentos divertidos, uma conversa agradável em família, para o peso da tragédia ser maior.

Quando maior for a escala da emoção maior será a emoção contrária. Quanto maior for a alegria, maior pode ficar a tristeza depois.

Unindo isso com a dica dos bons personagens, pode fazer essa cena valer a história.

Faça essas ondulações de emoções ao longo da história e muito provavelmente o leitor não vai querer largar seu livro.

3º Momentos inesquecíveis ou cenas marcantes

Esse ponto pode ser um pouco mais complicado de se fazer. Criar cenas diferenciadas não é tão simples assim.

Cenas inesquecíveis são construídas ao longo da trama.

É a superação de um limite muito buscado, um acontecimento impressionante. Situações que envolvem uma emoção mais profunda ou um grande momento de um personagem bem interessante.

Como disse, não é algo fácil de se fazer de propósito, até porque não é bom forçar esse tipo de cena.

A dica é: criar situações que cenas assim possam acontecer.

Cada leitor pode apreciar de forma diferente.

Por exemplo:

Momentos de superação são mais fáceis de acontecer. Mas se essa superação acontecer de forma diferente do comum pode ficar ainda mais impactante.

Em animes shonens eles exploram isso até a quase saturação. Para quem assistiu e gosta de Dragon Ball a superação dos limites do Goku ao virar Super Sayajim pela primeira vez criaram um momento épico para os fãs.

Não há uma fórmula para fazer uma cena memorável.

O importante é caprichar nos acontecimentos. Se preocupar com os detalhes, porque mesmo que não fique uma cena inesquecível será pelo menos uma boa cena, um bom momento.

Criar momentos marcantes, cenas mais poéticas, diferente do habitual pode ajudar a criar mais emoção na sua história. Porque vai gerar algo no leitor, se for marcante para ele, ele será impactado pela cena e isso irá marcá-lo de alguma forma.

A emoção em histórias é um assunto muito importante e que gostaria de voltar nele em outras ocasiões. É algo pouco falado, mas muito importante. E não tem como falar tudo em um único post, assim como não tem uma fórmula mágica. É um assunto profundo e bem relevante.

Considerações finais

Espero que tenha ficado claro as dicas e a reflexão sobre a importância de construir a emoção na sua história. É um elemento muito necessário, que pode ser difícil de fazer a princípio, mas o importante é buscar ter mais momentos de emoção, independentemente de quais sejam e qual gênero a história seja.

O leitor precisa sentir ao ler seu livro. Busque isso e você terá leitores muito mais satisfeitos. Mesmo que possam reclamar da morte de algum personagem.

E emoções positivas também podem ser bem impactantes, só construir bem o momento com bons personagens, contraste de emoções e um momento onde a emoção vai ao ponto mais alto.

Escreva nos comentários o que mais te prende em uma história e o que mais te faz querer continuar a leitura. Vou gostar de saber.

Sei que terá a emoção envolvida, mas digo no sentido se serão momentos de superação ou de sacrifício heroico, que seria no meu caso. Eu gosto de cenas assim.

E o que me faz continuar a leitura do livro são acontecimentos inesperados. Livros muito parados me cansam fácil. E você?

Leia da melhor forma: KINDLE

Livros que recomendo para ESTUDAR

Leia também:

Qual tipo de NARRADOR escolher para minha HISTÓRIA

Guilherme Orbe

Desenhista, escritor e sonhador. Comecei a criar histórias na infância e nunca mais parei. No começo me dediquei as histórias em quadrinhos, onde desenvolvi minhas habilidades de desenho. Hoje me dedico a literatura, e transformo minhas histórias em livros. Criar histórias é meu passatempo favorito.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *