como criar uma rotina para escrever
Dicas

Como criar uma rotina para escrever

Às vezes é difícil parar a nossa vida corrida para criar uma rotina para escrever, não é mesmo? É provável que isso possa ser um problema na sua jornada de escritor. Já que existem tantas distrações e mesmo quando conseguimos parar diante do computador, vemos aquela página em branco e não sai nenhuma palavra.

Isso já aconteceu com você?

Comigo já aconteceu várias vezes, entretanto ao longo do tempo eu aprendi estratégias para conseguir driblar essa dificuldade e conseguir manter um ritmo de escrita. E vou passar elas aqui neste vídeo e espero que elas possam ser tão úteis para você tanto quanto está sendo para mim.

O que vamos ver neste vídeo:

  • A importância de criar uma rotina para escrever
  • Como criar essa rotina
  • Uma estratégia simples para facilitar para a inspiração vir na hora certa
  • Como uma boa organização e planejamento antes de escrever pode facilitar o processo
  • Como encarar a página em branco e começar a escrever

Muita coisa, não é? Mas está tudo ligado. Conseguindo encaixar todos esses pontos certamente você pode conseguir alcançar suas metas de escrita. Aliás, sem grandes dificuldades.

De fato uma questão de preparação e organização. Mesmo para autores que não gostam de criar roteiros para seus livros, isto é, aqueles apenas sentam e escrevem, se organizar para ter ideia do que vai escrever facilita e muito na hora de começar a colocar no “papel”.

A importância de criar uma rotina para escrever

Você já parou para pensar em todas as coisas que faz sem perceber, até mesmo sem raciocinar?

Já aconteceu com você de sair de casa e pensar que esqueceu se trancou a porta, voltar e perceber que trancou? Eu poderia citar outros exemplos, mas onde quero chegar é: você já prestou atenção nas coisas que estamos condicionados a fazer, e é algo tão natural que nosso corpo parece que faz sozinho?

Por exemplo:

Você já experimentou se alimentar sempre no mesmo horário? Não duvido se quando estiver chegando a hora de se alimentar seu corpo já vai dar sinais.

Onde eu quero chegar?

Criando uma rotina para escrever, você pode condicionar o seu corpo para sempre que sentar para colocar as palavras na página do computador, seu cérebro estará pronto para escrever. E isso não é mágica! É à força do hábito. E quando você chega nesse estágio, você vai sentir falta de escrever. Vai ficar ansioso para chegar a hora de voltar a colocar suas ideias em prática.

Mas, afinal, como faço para criar essa rotina?

Criando uma rotina para escrever

Criar uma rotina não é rápido, mas é fácil.

Especialistas afirmam que pode demorar até 3 meses para um novo hábito ser estabelecido. Você pode dizer: “eu não tenho esse tempo”, ou “quero resolver isso agora”. Calma. No início do processo você já começará a ver resultados, claro, se fizer um mínimo de esforço.

Vamos direto ao ponto sobre como criar uma rotina para escrever:

Siga esses passos.

Pode modificar a vontade, faça o que mais se encaixar na sua vida, ou até mesmo da forma que preferir. Mas tenha como base essa receita, acredito que vai te ajudar. Funciona comigo e não lhe custa nada tentar.

  • Observe como está a distribuição de tempo do seu dia.
  • Veja uma parte do seu dia que você consiga tempo e paz para escrever.
  • Crie uma meta de palavras diárias realista. Aconselho começar com no mínimo 500 palavras e o ideal de 1000. (para os dias que conseguir escrever).
  • Separe 30 minutos ou 1 hora para escrever. Depois você pode aumentar esse tempo.
  • Marque uma hora para começar a escrever. Se decidir que vai começar a escrever às 10h, quando der a hora, pare tudo que está fazendo e comece a escrever.
  • Se necessário coloque um despertador para te lembrar
  • Faça isso, se possível, diariamente.
  • Se tiver dias que não conseguir escrever nada, não se preocupe, escreva no dia seguinte normalmente.
  • Crie metas semanais. Exemplo: 3 capítulos por semana, ou 2, ou um determinado número de páginas, ou palavras, você decide o que se encaixa melhor para você. E faça o possível para cumprir.
  • Apenas continue escrevendo até chegar a hora que você não vai mais precisar de despertador para saber a hora de escrever.

Dica extra:

– Quando começar a escrever coloque uma música instrumental de sua preferência, pode te ajudar a entrar no clima da escrita. Se for sempre a mesma lista de músicas pode condicionar ainda mais seu cérebro que é hora de escrever.

Mas o que fazer quando paro tudo para escrever e a inspiração não vem?

Chorar? Claro que não!

Isso é até fácil de resolver.

Certifique-se que não tem nada para te atrapalhar. O WhatsApp está movimentado? Tente desligar a internet ou se afastar do celular, pode ajudar muito você a se concentrar. Aliás, recomendo deixar o celular afastado.

Coloque uma música instrumental para entrar no clima. Eu gosto de escutar a trilha sonora tema de O Senhor dos Anéis enquanto escrevo. O importante é você se desligar do mundo, e dos barulhos do ambiente.

Escreva a primeira frase. Isso mesmo. Digite! Ou escreva no papel o começo, mesmo que não seja a versão definitiva do texto, apenas comece. Muitas vezes a parte mais difícil de escrever é começar, depois que começa você embala e não quer parar.

Mas mesmo assim está difícil?

Uma estratégia que sempre funciona comigo, é planejar o que vou escrever.

Eu separo em tópicos tudo que pretendo escrever, de forma resumida. Quando escrevo para o blog eu vou escrevendo seguindo os tópicos, mesmo que estejam fora de ordem. Escrevo tudo e depois reviso o texto e organizo da melhor forma.

Quando estou escrevendo meus livros eu planejo cada capítulo de forma resumida, e antes de parar para digitar eu penso no que vou escrever, com o intuito de facilitar a organizar as ideias. Sem dúvida isso faz toda diferença. Quando eu já sei como vou começar, fica tudo mais fácil. Flui com naturalidade. Mesmo que não planeje com tantos detalhes, ter uma ideia do que vai fazer pode evitar a visão intimidadora da página em branco.

Mas tem escritores que não gostam de se planejar, preferem escrever de forma livre e ver no que dá. Acredito que mesmo nesses casos, pensar em que vai escrever antes de começar ajuda.

Tente e me fale se ajudou.

Você pode me perguntar: tudo bem, fiz tudo isso, mas nos dias que não estou inspirado, o que eu faço?

Entretanto, não é muito comum um escritor escrever apenas quando está inspirado. Alguém que está determinado a seguir com o objetivo de ser um autor não pode se prender a escrever apenas quando está inspirado. Na verdade, os escritores mais experientes criam uma atmosfera propícia para a inspiração vir.

E como fazer isso?

Como já disse aqui no vídeo, criar uma rotina ajuda a condicionar seu cérebro a estar pronto na hora de fazer o que tem que fazer. Pois, se você criar uma rotina para escrever aumentam as chances de a inspiração vir nos horários reservados para escrever aumentam. Essa é uma das grandes vantagens de se criar uma rotina de escrita.

Outro ponto importante para deixar que as coisas fluam naturalmente é:

Escreva sem se preocupar com revisão

Isso mesmo! Primeiro escreva, depois revise. Parece óbvio, mas vejo muitos escritores preocupados com cada parágrafo enquanto ainda estão escrevendo.

Não se preocupe com isso a princípio. Revisar é uma parte fundamental para polir o texto. Entretanto, precisa ser feito na hora certa, se possível, a revisão deve ser feita em outro dia, para ver o que escreveu com outros olhos. Quanto mais tempo passar entre a escrita e a revisão, mais fácil fica de analisar o texto com precisão.

Enfim

Em síntese é muito útil criarmos rotina para escrever. Sem dúvida tempo é uma questão de prioridade. Sempre é possível reorganizar nossa vida para conseguirmos fazer o que realmente é necessário, ou o que queremos, mesmo que seja um pouco.

Para criar essa rotina para escrever, a princípio, é necessário refletir se isso é algo importante para minha vida, se eu quero ser um escritor. Pois, se a conclusão do pensamento for: “sim, eu quero ser um escritor”, já é toda força que precisa para fazer seu projeto andar.

Escreva sobre o que gosta e divirta-se no processo.

Comente se gostou das dicas, se foram úteis de alguma forma.

Boa sorte na caminhada. Sucesso!

Até a próxima!

Conheça minhas histórias e me diga o que achou.

Novo Orbe

como criar uma rotina para escrever

Ajude o projeto a continuar adquirindo o livro: A Era dos Titãs. Disponível na Amazon.

Sinopse

Lenna, uma renomada caçadora de titãs, com sua companhia, é enviada para investigar uma cidade em ruínas que dizem ter sido devastada por um ataque de titã. Após uma batalha noturna, sua vida corre perigo e precisa contar com a ajuda de um jovem misterioso para sobreviver.

A Era dos Titãs

Guilherme Orbe

Desenhista, escritor e sonhador. Comecei a criar histórias na infância e nunca mais parei. No começo me dediquei as histórias em quadrinhos, onde desenvolvi minhas habilidades de desenho. Hoje me dedico a literatura, e transformo minhas histórias em livros. Criar histórias é meu passatempo favorito.

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *